Absa Bank participa na conferência da ALER sobre “Renováveis para Auto-consumo em Moçambique”.

0 80

- Publicidades -

 O Absa Bank Moçambique tem como objectivo apoiar as principais cadeias de valor em Moçambique, sendo o das energias renováveis um dos mais relevantes. Em Outubro passado, tornou-se o primeiro membro do sector financeiro em Moçambique a aderir à ALER, mostrando mais uma vez o seu compromisso não só com o sector mas, principalmente, com o crescimento sustentável do País.

Na passada terça-feira o Absa Bank Moçambique participou na conferência da ALER sobre Renováveis para Auto-consumo em Moçambique, representado pelo Administrador Executivo da Banca Corporativa e de Investimento, Bernardo Aparício.

O evento foi organizado pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) tendo a Associação Industrial de Moçambique (AIMO) como parceira, onde o objectivo central foi apresentar o potencial do mercado de auto-consumo de energia em Moçambique, em particular no sector Comercial e Industrial e a caracterização da sua procura, ao mesmo tempo em que se sensibiliza para o potencial das energias renováveis para fazer face às necessidades energéticas dos consumidores.

Bernardo Aparício deu nota que “a industrialização de um País como Moçambique tem a tendência para ficar muito concentrada em dois ou três polos industriais, e uma das razões é claramente o acesso à energia eléctrica. Através da utilização de fontes de energia renováveis, existe a oportunidade de criar outros polos industriais fora das actuais grandes cidades, potenciando um crescimento económico muito mais diversificado e abrangente proporcionando, deste modo, mais postos de trabalho fora das zonas urbanas”.

Antes de terminar a sua intervenção, Bernardo acrescentou que “para o sector financeiro esta é uma grande oportunidade não só em termos de crescimento da carteira de crédito de promover as energias renováveis e de alcançarmos os nossos objectivos de sustentabilidade, mas também aumentar a nossa exposição a sectores-chave da economia para o qual existe apetite de crédito”.

É de referir que o tema das energias renováveis está alinhado com os objectivos estratégicos do Banco, que busca cumprir com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, promovendo boas práticas ambientais nas suas operações.

Aquando da conferência apresentou-se o enquadramento regulatório, as vantagens e benefícios dos projectos de auto-consumo renováveis, a apresentação de casos de estudo e ainda o tema sobre o financiamento a estes projectos.

Para além da presença do Absa como representante do sector financeiro, o evento contou, igualmente, com a presença de representantes da indústria, quadros do sector de recursos naturais e energia entre outras ilustres figuras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.