O Absa Bank Moçambique tem vindo a reforçar, junto dos seus Clientes, Colaboradores e sociedade no o geral, a comunicação no sentido de cumprirem com as medidas de prevenção e controlo da COVID-19.
A iniciativa visa assegurar o cumprimento da décima medida de prevenção anunciada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, através do decreto nr. 2/2021, de 4 de Fevereiro, que atribui às instituições bancárias a responsabilidade de garantir o cumprimento das medidas de prevenção contra a COVID-19.
O Absa Bank Moçambique, alinhado com as recomendações do governo e autoridades de saúde, adopta, desde a eclosão da pandemia em Moçambique, um leque de medidas visando proteger os seus Colaboradores, Cliente e Parceiros e, consequentemente, minorar o impacto social e económico da doença no País.
Todas as agências estão equipadas com desinfectante nas zonas de atendimento a Clientes e nas zonas internas do balcão. A temperatura dos Colaboradores e Clientes é controlada à entrada da agência. O uso da máscara mantém-se obrigatório para todos os Colaboradores e Clientes, sendo proibida a entrada aos balcões sem a máscara ou a retirada da mesma dentro das instalações do Banco. Por forma a garantir o devido distanciamento entre pessoas, foi implementado um número máximo de Clientes por agência a cada momento e para sua conveniência e higiene, a porta será aberta pela segurança. Todas as agências e ATM estão sujeitos a intervenções de limpeza ainda mais frequentes e rigorosas.
Foi igualmente recomendada, aos retalhistas, a limpeza e desinfecção dos POS Absa, assim como do respectivo balcão de atendimento dos estabelecimentos, antes e depois de cada transacção.
O Banco desencadeou igualmente uma série de comunicações internas de sensibilização para que os Colaboradores reforcem as medidas de prevenção, com ênfase na lavagem frequente das mãos.
O Banco reitera igualmente o compromisso perante a sociedade moçambicana de continuar a assegurar a prestação dos serviços financeiros com o mínimo de perturbação para os seus Clientes.