Absa Bank Moçambique prepara estratégia para o fortalecimento das PME no período pós-pandemia

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Com foco na retoma da actividade econômica no período pós-Covid-19, o Absa Bank Moçambique está a preparar uma estratégia para o fortalecimento e sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais, visando o fomento da economia local.

A informação foi revelada pelo Director da Banca de Retalho e Negócios do Banco, Pedro Carvalho, durante um programa televisivo, no qual afirmou que o Absa trabalha com várias instituições, incluindo entidades multilaterais, como o Banco Mundial, para encontrar modelos que permitam efectivamente o desenvolvimento da economia doméstica.

“Está totalmente provado, mesmo em economias de grande dimensão, que, quer a criação de emprego, quer a geração de renda de forma sustentável, passa por um segmento de PME forte e bastante desenvolvido”, disse.

Segundo o gestor, a pandemia fragilizou o modelo globalizado da economia que existia anteriormente, fortemente caracterizado por exportações e importações abrindo, dessa forma, uma janela de oportunidade para que o tecido empresarial moçambicano se foque na produção local.

“Vimos que as cadeias de fornecimento ficaram em risco, que naturalmente é mais fácil operarmos numa economia mais regional, contando com os nossos vizinhos mais próximos e com a capacidade da economia local”, afirmou.

Carvalho refere que os bancos têm um papel importante na condução desse desenvolvimento económico, mas ressalta a necessidade de adopção de um modelo altamente colaborativo entre diversas entidades, para o alcance desse desiderato.

“Nós temos que garantir que os agentes políticos, económicos e sociais trabalhem de forma articulada, evoluindo de um modelo que era altamente competitivo para um modelo que se quer agora colaborativo”.

Aliás, segundo Carvalho, colaboração foi a palavra-chave identificada e reforçada pelo Absa Bank Moçambique no apoio prestado aos clientes, após a eclosão da pandemia.

“A forma de apoiarmos os nossos clientes é conhecê-los e colaborar com eles. É uma parceria e esta parceria tem que ser alargada ao governo, às entidades multilaterais, a todos os agentes da economia e aí, sem dúvida nenhuma, teremos uma plataforma para a retoma da economia moçambicana no mundo pós-Covid”.

Com o surgimento da pandemia, o Absa Bank Moçambique reforçou os seus canais digitais e orientou o foco da sua actividade para o atendimento personalizado aos clientes. Pedro Carvalho refuta a possibilidade de um retorno aos modelos anteriores.

“A Pandemia veio confirmar que o nosso modelo de banca relacional muito próximo dos clientes, focado em cada indivíduo ou empresa que trabalha com o Absa é algo que vai continuar, independentemente se é feito por canais presenciais, ou por canais digitais.

A retoma da economia vai passar por continuarmos a ter uma oferta de produtos e serviços à medida de cada cliente e que lhe permita aproveitar das novas oportunidades”, frisou.

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