Absa Group financia projecto de Gás Natural da Área 1 na bacia do Rovuma

0 25

- Publicidades -

O Absa Group vai apoiar, com USD 300 milhões, o projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

O projecto implementado pela gigante Francesa Total, vai explorar cerca de 65 trilhões de pés cúbicos de reservas de gás em Moçambique, num investimento avaliado em USD 24 biliões.

Espera-se que o investimento inicial produza mais de 12 milhões de toneladas (mpta) de GNL por ano.

Para além deste financiamento, o Grupo Absa participa do projecto com o mandato de Banco Agente da Conta “Onshore”, mandated lead arranger e agente da facilidade uncovered.

O Administrador Delegado do Absa Moçambique, Rui Barros, refere que o projecto vai apresentar as oportunidades significativas para fornecedores de equipamentos moçambicanos e outros prestadores de serviços, bem como oportunidades de exportação de gás.

“Este é o maior projecto de gás do continente e, além de contribuir para a posição emergente de Moçambique como centro global de gás, tem potencial para transformar a África Austral e ajudar a atender a crescente demanda por gás natural nos mercados internacionais. Estamos muito satisfeitos por ter desempenhado um papel fundamental nesse desenvolvimento”, disse.

O Projecto de GNL de Moçambique tem como objectivo despender USD 2,5 bilhões com empresas de propriedade ou registadas em Moçambique, representando mais de um terço dos contratos onshore do projecto.

Durante o período de construção, espera-se o envolvimento de mais de 300 empresas, das quais mais de 160 de propriedade moçambicana, o que irá reverter em pouco mais de 1300 postos de trabalho para os moçambicanos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.