Absa Bank Moçambique celebra dia Mundial do Dador de Sangue com lançamento da Segunda Edição da Campanha “Eu Sou Vida e Dou Vida”
O Absa Bank Moçambique lançou esta segunda-feira, (dia 14), no Hospital Central de Maputo (HCM) a segunda edição da campanha de doação de sangue denominada “Eu Sou Vida e Dou Vida”, uma iniciativa que tem por objectivo ajudar os hospitais a colectarem quantidades suficientes de sangue para responder a situações de emergência.
Este ano, a campanha que terá a duração de 1 mês, contempla igualmente as cidades da Beira, Quelimane e Nampula, sendo que, em cada uma das urbes, a colecta será feita por um período de 5 dias.
O Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique, Rui Barros, disse que a manutenção da disponibilidade de sangue nos hospitais é uma luta que precisa de muitos heróis e convidou, por isso, os cidadãos a juntarem-se à iniciativa e tornarem-se dadores regulares.
“Vamos estar presentes durante 4 semanas, temos muito tempo para poder dar um bocado da nossa vida e do nosso sangue para outros que tanto precisam. Fazemo-lo com todo o amor que temos pela vida e gostaria também de dar nota de outros parceiros que têm nos acompanhado, a Compal e a Cogef em particular nesta ocasião que possibilitam que quem venha doar sangue possa no final ter um pequeno lanche e restabelecer as suas energias. Portanto, é um trabalho que é importante fazermos em conjunto e estamos felizes, neste dia em que celebramos esses heróis iniciarmos a campanha, cerca de um mês de apoio ao Banco de Sangue em vários pontos do País para podermos salvar mais vidas”, afirmou.
O Director Geral do HCM, Mouzinho Saíde, disse por seu turno, que aquela unidade hospitalar colecta, diariamente, cerca de 40 unidades (bolsas) de sangue, número significativamente inferior em relação às mais de 70 que eram colectadas no período anterior à Covid-19.
“Os dadores de sangue são a chave e o motor que nos permitem melhorar a qualidade de vida e de saúde de muitos dos nossos doentes. Com apenas uma doação de sangue, podemos salvar várias vidas. Por isso, em nome dos nossos pacientes, agradecemos a todos os doadores, heróis quase sempre anónimos, pelo seu espírito humano e solidário por garantirem que o líquido vital esteja sempre presente na nossa unidade sanitária”, disse.