Laboratório do Hospital Provincial de Tete
já assistiu mais de cinco mil utentes
O Laboratório do Hospital Provincial de Tete, apetrechado pela Vale Moçambique, já testou mais de 5 mil pacientes desde a data da sua inauguração, no último mês de Dezembro.
Com capacidade para processar 300 amostras por dia, o laboratório está equipado com máquinas, material de proteção para os profissionais de saúde que recolhem e realizam as análises, cabines de trabalho, acessórios e kits completos para testes à Covid-19.
Trata-se de um investimento inserido num pacote de ajuda humanitária avaliado em 350 mil dólares americanos que resulta de um memorando de entendimento estabelecido entre a Vale Moçambique e o governo de Tete.
Com esta unidade laboratorial, houve uma significativa melhoria na qualidade dos serviços de saúde daquela província, nomeadamente no que diz respeito à redução do tempo de espera para a realização de análises laboratoriais de detenção do novo coronavírus.
“O apetrechamento desta unidade laboratorial enquadra-se nos esforços da Vale Moçambique no âmbito da implementação das medidas de prevenção e combate à Covid-19”, disse Delmira Petersburgo, em nome da Vale, durante a cerimónia de inauguração do laboratório, no passado dia 19 de Dezembro.
Na mesma ocasião o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, declarou que “com a abertura dos serviços de testagem, em Tete, dá-se um passo importante rumo à descentralização dos exames à COVID-19, no país”.
Para além de providenciar todo o equipamento necessário para a testagem de casos da covid-19 no Laboratório do Hospital Provincial de Tete, a Vale Moçambique tem estado a prestar apoio diverso no combate ao novo coronavírus, desde a eclosão da pandemia.
Em Abril de 2020 a mineradora doou dois milhões de dólares americanos em equipamentos hospitalares, itens de protecção individual para a os profissionais de saúde e 80 mil testes rápidos de diagnóstico da Covid-19, com o objectivo de ajudar Moçambique no combate ao novo coronavírus.